Capa Curso São Paulo Fashion Experience Daiany-Hank

Curso São Paulo Fashion Experience

Fui fazer o curso São Paulo Fashion Experience por uma empresa chamada Fashion Meeting, são dois dias com talks e visitas a algumas marcas de SP.
Daiany Hank

Daiany Hank

Fui fazer um curso de dois dias em SP com uma empresa chamada Fashion Meeting, que trabalha com vários cursos ligados à moda. O nome do curso que participei é São Paulo Fashion Experience, com talks e visitas a algumas marcas de SP.

1º dia

Paula Martins

Começamos o primeiro dia com um talk com a Paula Martins, que tem mais de 25 anos como jornalista no meio da moda, atualmente ela também tem uma marca própria. O tema do talk foi: Tendências do Mercado da Moda, em que ela também abordou as tendências para o próximo verão.

Neriage

À tarde fomos à Neriage, uma marca brasileira super atemporal e com pegada mais sustentável, tanto que a base para produção das peças é de fibra natural. Um ponto muito interessante é que as coleções são pensadas para passarem de geração em geração, por isso prezam tanto pela qualidade.

Martha Medeiros

Em seguida, fomos para a Martha Medeiros, uma marca que tem como premissa a renda renascença, com todo trabalho sendo realizado de forma manual. Alguns dos desenhos são patenteados e só podem ser usados exclusivamente por eles. Também trabalham com a renda de bilro, que é super especial, feita utilizando almofadas.

Um de seus vestidos demorou 3 anos para ser finalizado, que levava renda renascença e bilro. Eles buscam rendeiras em todo o país e uma das preocupações da marca é que essas profissionais se tornem mais escassas, pois geralmente são mais idosas e as novas gerações não têm apresentado interesse nesse tipo de trabalho.

Tivemos acesso às peças apresentadas no desfile de 15 anos da marca e eles são consolidados com uma marca referência em renda na moda nacional.

Maison Alexandrine

Última parada do dia foi no Maison Alexandrine, a marca de Alexandra Fructuoso, que nos recebeu pessoalmente na visita. Eles foram o primeiro maison de luxo do Brasil, atualmente com unidades em Los Angeles e Dubai, e que ganhou mais reconhecimento após a marca desenvolver um vestido de red carpet para a irmã de Steven Spielberg, renomado diretor de cinema.

Eles também ficaram conhecidos por vestir Beyoncé, Jennifer Lopez… Alexandra contou um pouco da história da marca, que deixou sua carreira no ramo farmacêutico e decidiu trabalhar com moda, que foi quando pensou em montar um maison estilo os parisienses, e o lugar tem muitas referências nesse sentido. Em um dos sete andares, é possível apreciar de perto o trabalho manual de bordados das peças do ateliê.

2º dia

No segundo e último dia, começamos com um talk sobre Panorama do mercado da moda, com Silvana Holzmeister, jornalista da L’Officiel, que demonstrou todo seu conhecimento na área.

Silvana Holzmeister

Misci

Após isso, partimos para as visitas, iniciando pela Misci, que é uma marca super jovem e bem em evidência, sob a direção criativa de Airon Martin. No dia anterior eles haviam feito um desfile muito elogiado na Sala São Paulo, que fica no Centro Cultural Júlio Prestes. Airon ganhou muito destaque na moda nacional por questionar os padrões em suas criações e campanhas e vem crescendo muito no mercado.

NK Store

Em seguida, foi a vez de conhecer a NK Store, onde tivemos uma aula sobre tecidos com a Maria Helena Daniel, que tem um dos poucos livros sobre esse assunto no Brasil. Além disso, foi uma oportunidade de ver de perto a curadoria impecável de peças internacionais que eles também fazem.

Maria Helena Daniel

slama

Amir Slama: Estilista com sua marca autoral

Depois da NK, seguimos para a Slama, que é referência em beachwear no Brasil e no mundo. O próprio Amir Slama nos recebeu e nos contou mais de sua trajetória e compartilhou de sua visão de como se destacar nesse mercado. Hoje a marca possui revendas no mundo todo e eles fazem muitas peças sob medida para famosas, sendo um trabalho bem autoral.

PatBo

Para encerrar o dia, a visita foi na PatBo, onde fomos recebidos pela Marina Pascon, que é braço direito da Patricia Bonaldi na marca. Ela reforçou a importância das collabs para a marca, que acabou ficando conhecida internacionalmente por suas associações, como foi com a Converse. Atualmente eles estão presentes em 250 pontos de venda no Brasil e no mundo, sendo reconhecidos por sua marcante identidade.

a Turma

SPFW

Aproveitei minha ida ao curso e fui assistir o desfile da Anacê, no SPFW, a convite da Kohll Beauty. Essa é a edição 54 da Semana de Moda, e o tema central abordado foi uma proposta para repensar os hábitos de consumo e encontrar soluções para minimizar os efeitos do descarte excessivo destas peças. Toda a ambientação do evento girava em torno dessa temática, com roupas penduradas no teto.

O desfile da Anacê foi incrível! Ela é uma marca bem jovem, com trabalho mais focado em alfaiataria, sem gênero e super moderna. No desfile, vimos muitos metalizados, cut out, gravatas como acessórios e underwear. Amei!

Foi uma semana intensa, de muito aprendizado e fiquei imersa no universo que amo, que é o de moda. Espero que tenham gostado de acompanhar esses dias e quero compartilhar tudo que aprendi em conteúdos incríveis com vocês!

Beijos migas. 😘😘

Compartilhar:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Veja mais

Deixe sua mensagem